top of page

Shiseido: sabedoria e tecnologia

  • Foto do escritor: Anna Paula Maranhão
    Anna Paula Maranhão
  • 30 de nov. de 2018
  • 4 min de leitura

Atualizado: 10 de out. de 2024

Marca japonesa de cosméticos mistura o oriente e o ocidente na mesma embalagem e demonstra vida em movimento por meio das suas campanhas publicitárias. Bora assistir? Play!


Foto original de propriedade da Shiseido
Foto original de propriedade da Shiseido. Campanha Modem Matte Powder Lipstick.

Eu sou publicitária e bailarina. Logo, fã das campanhas da Shiseido! Nos filmes publicitários da marca sempre há muito movimento, dança, e o que há de mais atual em técnicas para edição de vídeo. Existe fidelidade aos traços orientais e, também, o refrescante toque da contemporaneidade ocidental, por meio das embalagens e da tecnologia para os cosméticos.


O que falar de uma empresa que, além de demonstrar criatividade e inovação, evidencia a sua sobrevivência e respira como um organismo imortal? Ah... SHISEIDO! Nas campanhas publicitárias dessa marca vejo a coreografia da vida e da constante evolução.


Vamos brincar de brainstorm? O que vem na sua mente quando pensa na Shiseido? Na minha mente vem várias palavras. Algumas delas são:

- Poder? Lógico! É a indústria mais antiga do mundo de cosméticos e está em todos os continentes;

- Maturidade? Sim, apesar de parecer jovem, a Shiseido tem mais de 140 anos;

- Pluralidade: com certeza! Essa gigante tem tradição japonesa, mas está em aproximadamente 70 países. A empresa é dedicada para pessoas de todas as nacionalidades, origens, etnias e culturas;

- Tecnologia de ponta que, aliada à qualidade, proporciona aos seus consumidores saúde e beleza;

- Sabedoria: a qual me leva a contar um tiquinho sobre a história da marca.


Lady Gaga para Shiseido
Lady Gaga para Shiseido

Essas palavras, que lampejaram na minha mente, e mais algumas qualidades da identidade da marca, com certeza estão nos briefings das agências de publicidade que atendem a Shiseido, pois as características companhia são muito evidentes nos filmes.



Shiseido - como nasceu a marca das camélias?


Antes de mostrar os filmes publicitários que escolhi para ilustrar os traços da Shiseido vou passar muito brevemente pela história da empresa. Segundo o site oficial, ela foi fundada em 1872 por Arinobu Fukuhara, um antigo farmacêutico-chefe da marinha japonesa. Esse sábio homem abriu a primeira farmácia particular em estilo ocidental do Japão em Ginza, o centro da moda e da cultura no Japão (UaU, Ginza é chiquérrimo). O seu objetivo primário era de produzir produtos com melhor qualidade dos que eram oferecidos na época. Então, Arinobu abriu a Farmácia Shiseido (aplausos). Isso, a fim de introduzir produtos farmacêuticos nos moldes ocidentais, numa época em que a medicina à base de ervas ainda predominava. Portanto, meus amigos, a palavra “vanguarda” já nasceu com a marca. O fundador se dedicou, com todas as suas forças, à pesquisa e ao desenvolvimento da empresa. O resultado: a farmácia e cresceu a ponto de tornar-se uma das mais antigas empresas existentes hoje no Japão (#babando).


Logotipo Shiseido
Logotipo Shiseido

O logo das camélias


O nome "Shiseido" vem de uma passagem do Livro das Mutações, o chinês Yi Jing, um clássico do Confucionismo:

“Elogie as virtudes da terra, que nutre vida nova e produz valores significativos”, passagem do livro Yi Jing.

O simbólico logotipo com duas camélias ilustradas - que brotam e nutrem a vida, foi projetado em 1915 pelo primeiro presidente da empresa, Shinzo Fukuhara. Faz alusão, também, aos avanços da ciência ocidental e à sabedoria oriental, que sempre inspiraram a marca.


Tantananam... Os filmes publicitários!


Ao assistir aos quatro filmes que selecionei notei três características proeminentes: inovação, elegância e pessoas dançando. A marca faz abordagens sobre valores, como por exemplo: diversidade, beleza, liberdade e leveza. Bora conferir?



1 - Powders


Filme de produto (powder maquiagem). Veja que as características comentadas neste post estão presentes no roteiro:



Sensacional este filme de maquiagem, hein? "Visible feels invisile" = " O visível se sente invisível". O conceito traduz o traço forte e cultural das japonesas, de fazer maquiagem com o efeito de "rosto lavado".

Curiosidade: a campanha mostra a britânica-japonesa Sonoya Mizuno, a atriz e bailarina maravilhosa que fez a série Maniac (Netflix). Ela fez a personagem Dra. Fujita.

Dra. Fujita - Maniac
Dra. Fujita - Maniac

2 - The Party Bus


A segunda campanha traz o valor da diversidade. O que eu mais amei foram os efeitos técnicos da edição do vídeo. Veja a partir do tempo 3:30 o que acontece no rosto da modelo. UAU! Eu pirei.

Conceito: "As the party bus rolls through the night, hidden feelings are unmasked" = "Quando o ônibus da festa passa pela noite, sentimentos ocultos são desmascarados", por Shiseido.

"Move up your own story" = "Mova sua própria história". Que tal esse convite?


3- Dance With Japan


O último? Pelo amor de Deus (ou da santa Aurora do amanhecer)! Ninguém menos do que Lady Gaga estrelando o filme "Dance With Japan". Veja o que acontece:

Ela fica kawaii no final, cosplay total! SENSACIONAL! "Seja você... isso faz você bonita". Concorda?


Assisti várias vezes aos filmes antes de postá-los e fiquei cada vez mais apaixonada. A minha sensação ao conferir as campanhas foi de euforia. Meus parabéns à marca Shiseido pela competência e sensibilidade.


Gostou?

Please, comente o que achou ou qual filme mais gostou. Bora?


Até o próximo post!

Um abraço cheiroso.






Comentarios


Uau Aurora. 

Blog sur le Japon et portfolio d’Anna Paula de Albuquerque Maranhão.

bottom of page