top of page

Hinamatsuri, o Dia das Meninas no Japão

  • Foto do escritor: Anna Paula Maranhão
    Anna Paula Maranhão
  • 28 de fev. de 2021
  • 4 min de leitura

Atualizado: 10 de out. de 2024

No Japão, o terceiro dia de março é uma data especial, feminina e familiar. É o Dia das Meninas, chamado de Hinamatsuri 雛祭り. Vamos conferir a tradição!



O Japão é um país especial. Na ilha, todas as datas comemorativas são realizadas com carinho, manifestações de fé e rituais que pedem produções minuciosas. O Dia das Meninas é uma destas ocasiões! Ocorre sempre no dia 3 de março e a preparação começa duas semanas antes. Há uma decoração específica, e uma forma especial de comemorar.


A tradição é repassada de geração para geração desde o século XIII. UAU! Eu, como menina de uma família de várias Annas*, fico muito emocionada ao estudar o Hinamatsuri. Pronto (a) para admirar?


A tradição


Quando uma menina nasce no Japão, a família da mãe presenteia a bebê com as bonecas tradicionais, as Hina Ningyou, no seu primeiro Hinamatsuri. As bonecas vestem roupas da corte imperial da Era Heian (794-1185). Esse gesto deixa claro que laço familiar e tradição são preciosidades na sociedade japonesa.

O Hinamasturi é como um jogo de quebra-cabeça montado por entes de uma família e por diversas gerações (que lindo!).


Imagine que, no Japão, nas casas onde há filhas meninas há sempre um cantinho reservado para o Hinamatsuri. Como fazemos no Natal, por exemplo, em que há sempre aquele espaço reservado para o pinheirinho e presépio.


O canto da decoração do Dia das Meninas é especialmente benzido antes da montagem. Um tipo de altar é montado (Hinadan) em plataformas, entre três e sete degraus revestidos com panos vermelho (Hi Mousen). Os mais chiques têm seda vermelha e sete degraus. O formato de escada representa a hierarquia do período Heian, com os imperadores no plano mais elevado.



O que tem em cada andar do altar Hinadan, do mais alto para o mais baixo da escadinha:


1. Família Imperial: um príncipe e uma princesa sentados diante de um biombo dourado e lamparinas.

2. Três Damas da Corte: a classe da aristocracia.

3. Cinco Músicos: os artistas.

4. Dois Ministros e Oferendas: funcionários do governo e religiosos.

5. Três Samurais e Plantas: a classe guerreira e os domínios feudais.

6. Objetos Usados na Corte: miniaturas laqueadas de móveis, baús para quimonos, penteadeira, utensílios para Cerimônia do Chá e caixa de costura.

7. Objetos Usados Fora da Corte: as pessoas comuns – miniaturas laqueadas de carroça de boi, palanquim, caixas empilháveis e carroça de flores.



O investimento


O investimento para compor um altar é alto, então, a decoração é considerada um bem de família. Numa pesquisa rápida pela internet, achei o casal de imperador e imperatriz por

R$ 13.000,00 + impostos (imagine o altar inteiro).



O que acontece no dia 3 de março?


No dia 3 de março, meninas convidam amigos para um chá especial na frente das bonecas. A anfitriã pode cantar uma música antiga para entreter seus amigos. A família ora pelo futuro prospero das meninas, pedem por felicidade plena e saúde.


O que compõe o chá do Hinamatsuri:


Hina-arare

Docinhos feitos com arroz glutinoso (mochigome) crocante e açucarado. A camada externa de açúcar tem as cores branca que representa a neve do final do inverno, verde que representa a grama nova e rosa, as flores de pessegueiro ((o Dia das Meninas ocorre na época do desabrochar as flores de pessegueiros (Momo no Sekku)).


Hishimochi

Um doce colorido com as cores verde, branca e rosa, como o Hina Arare, mas é feito com a massa do arroz glutinoso. A massa é disposta em três ou cinco camadas. O doce geralmente é colocado nos altares decorativos da festa.


Sakuramochi

Um doce tradicional japonês (wagashi), feito com arroz glutinoso e anko (pasta de feijão azuki). O bolinho é rosado e envolto com uma folha de cerejeira em conserva. Existem duas versões do doce: uma é feita com os grãos de arroz inteiros (estilo Kansai) e outra é feita com a farinha do arroz grelhada como crepe (estilo Tóquio).


Tirashizushi

Um tipo de sushi bem colorido, servido em uma tigela. Sobre a porção de arroz temperado, são colocados peixe cru, cogumelos, omelete em tiras e alga nori.


Uma versão de baixo teor alcoólico do sake feito de arroz fermentado.


A desmontagem


O ritual do Hinamatsuri é finalizado após no dia 4 de março. As bonecas e itens decorativos devem ser cuidadosamente empacotados e guardados, pois há uma superstição que diz que, se a exposição não for desmontada e guardada devidamente, as meninas da família não conseguirão casar-se futuramente.




A origem


O Hinamatsuri originou-se do ritual da purificação durante o período Heian, em que pessoas transferiam seus pecados e más energias/ espíritos para bonecas feitas de papel, chamadas de Hina Nagashi. Depois, as bonecas eram arremessadas em um rio, rio. A data era comemorada com um piquenique.


No período Edo, a partir de 1603, as bonecas passaram a ser modeladas com a aparência de membros da corte.


Curiosidade


O festival de bonecas alcançou seu auge de popularidade em torno de 1603, numa época em que o empoderamento feminino estava muito distante de ser considerado. No período Edo, a posição social da mulher tinha alcançado o nível mais baixo em relação ao homem. O Hinamatsuri, então, era a única ocasião em que uma menina se sentia importante: esse era o festival delas e elas convidavam os meninos e cantavam para os visitantes de forma visceral.


Bonecos de imperadores e imperatrizes:



Kawaii, né? (fofo).


Em breve, a crise do vírus COVID19 vai passar e você poderá organizar a sua viagem ao Japão (que maravilha!). Conte com a nossa consultoria. Fazemos roteiros personalizados. Bora viajar?




* Família de Annas:

Me chamo Anna, assim como a minha irmã, mãe e sobrinha. Amo muito! Adoro laços de família.


Fontes:

Wikipedia

Comments


Uau Aurora. 

Blog sur le Japon et portfolio d’Anna Paula de Albuquerque Maranhão.

bottom of page