Reikado e o Fogo Eterno
- Anna Paula Maranhão
- 26 de out. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 10 de out. de 2024
Isso mesmo. Em Miyajima, existe um templo que mantém o "Fogo Eterno", uma chama que está acesa há 1214 (uau!) e que pretende permanecer imortal. Qual é o propósito disso? Confira as curiosidades sobre o Reikado.

Na ilha de Miyajima, no Japão, há um templo budista chamado Daisho-in. Nele, existem várias casinhas, uma dela chama-se Reikado e consagra o Fogo Eterno, uma chama acesa por 1214 anos. O hall fica no alto do Monte Misen. A chama é símbolo da história do
budismo no Japão, pois foi acesa durante as primeiras práticas religiosas no país. Além disso, uma tocha foi feita do Fogo Eterno e levada à Hiroshima para acender a Chama da Paz, do Parque da Paz , após a Segunda Guerra Mundial. Aos meus olhos, esta chama tem uma missão muito bonita, poderosa e cheia de valores otimistas. Vamos entender isso melhor.

História do Fogo Eterno:
Em 806
Fontes apontam que no outono de 806, o budismo foi praticado pela primeira vez no Japão. A adoração ocorreu no Monte Missen, em Miyjaima, pelo monge Kobo Daishi, conhecido como Kukai. O budista criou a seita Shingon, ou Palavra Verdadeira, tão importante para a Terra do Sol Nascente. Foi durante suas primeiras práticas que o fogo foi aceso. Até hoje, monges matém a tradição milenar de manter a chama viva.
O fogo é um dos cinco elementos do budismo e representa energia e movimento. Além disso, existem rituais com fogo para buscar cura.
Em 1964
Dois eventos interligados ao Fogo Eterno do Reikado ocorreram em 1964:
1. A tocha que acendeu a Chama da Paz, do Parque da Paz, em Hiroshima.

Imagine que uma tocha foi acesa lá no alto do monte Misen e levada até Hiroshima (aproximadamente 30km), como metáfora de sobrevivencia, força, movimento, cura e, principalmente, paz.
Percebam, pela foto acima, o design do monumento. São dois pulsos juntos, com as palmas das mãos viradas para cima, apontando para o céu. Uma homenagem às almas lamentavelmente perdidas na Segunda Guerra Mundial, pelas mortes causadas pela bomba atômica "Little Boy", em Hiroshima.
O fogo de Hiroshima também é símbolo de protesto no Japão contra armas nucleares. Enquanto houver arma nuclear no mundo, o fogo do Parque da Paz continuará aceso.
2. O hall Reikado também é conhecido como Santuário dos Amantes:

A estilista nascida em Tóquio Yummi Katsura*, a primeira dama das noivas no Japão, ao visitar o Reikado metaforizou o Fogo Eterno com a chama da paixão romântica e imortal. Depois disso, o hall sagrado se tornou romântico, um lugar visitado por casais gratos e solteiros que fazem preces para conhecer suas almas gêmeas.
*Yummi Katsura: teve seu primeiro salão de noivas em 1964, e logo depois apresentou a primeira mostra de coleção de noivas já realizada no Japão. Além disso, publicou The bridal Book, o primeiro livro japonês especializado em moda nupcial.
Água Curativa

Acima da chama do Fogo Eterno há um grande bule de chá. Dentro tem água curativa. Pessoas com problemas de saúde vão ao Reikado para servir-se do líquido sagrado e tratar suas doenças.

Inúmeros Significados,
Movimentos do Bem
Todos os simbolísmos extraídos do Fogo Eterno são otimistas. A onda de energia associada à chama só tem manifestações do bem. Você concorda que o nosso planeta está precisando de mais movimentos como os que a pequena flama do Reikado proporciona?
Cura, paz e amor são palavras que ajudaram o Japão a ser o país que é hoje, gentil, com valores humanos e com sólida economia. Uma inspiração!
Como chegar no Reikado hall

Partindo da Estação JR Miyajima Ferry, ao chegar à ilha, pega-se uma trilha até o teleférico Miyajima Ropeway. Desça na última espação, chamada Shishiiwa e caminhe por 20 minutos, seguindo a trilha sinalizada.
Clique aqui e para conferir o mapa oficial.
O Reikado é mais um lugar incrível para visitar no Japão e o caminho para chegar lá é lindíssimo. Se for lá aproveite cada segundo.
Sou consultora de viagem no Japão, se precisar de um roteiro especial conte comigo!
Galeria:
Comments