Zenko-ji, o templo que guarda a imagem budista mais antiga do Japão
- Anna Paula Maranhão
- 9 de mai. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 10 de out. de 2024
O templo budista é independente e recebe de braços abertos pessoas de qualquer religião. Veja por que vale a pena ir à Nagano e sentir a energia do Zenko-ji.

"Não importa o quão distante esteja, visite Zenkoji pelo menos uma vez e você terá a salvação pelos votos de Amithaba", citação do site do templo Zenkoji.
Esta afirmação fez sentido quando participei de uma oração matinal no Templo Zenki-ji. Realmente, o local sagrado te ilumina e te acorda como nos 'votos de Amithaba'. Também emociona, te abraça e não solta mais. Antes de eu te contar a minha experiência no templo mais famoso da cidade de Nagano preciso explicar um tiquinho sobre a história do Zenko-ji, algumas curiosidades, te mostrar os serviços disponíveis e te dar dicas especiais. Vamos lá!
História do Templo Zenko-ji

Em 552 D.C., uma imagem de ouro do Buda Amithaba foi criada na Índia e nomeada de "Amida Triad Sharing One Halo".
Uma lenda diz que a tríade budista saiu da Índia e foi para o Japão pela via Paekche, na Península Coreana. Ao chegar no Japão, no século VI, recebeu o nome de "Sangoku Denrai" (em japonês) e se tornou objeto de disputa entre dois clãs rivais. No meio dessa confusão, a imagem foi lançada em um canal.
Em 642 D.C., um homem, chamado de Yoshimitsu Honda, achou a imagem em um canal em Shimano (hoje Nagano). Na época, Yoshimitsu relatou que a imagem saltou de dentro da água em direção a ele. Depois disso, a imagem ficou na casa dele por pouco tempo e mais adiante foi consagrada no templo Zenko-ji.
Hoje, em 2020, o templo tem 1378 anos. Infelizmente, ninguém pode ir ao Zenko-ji e ver a imagem budista mais antiga do Japão (#what?). A tríade fica escondida e sem acesso.
Curiosidades

Desenvolvimento de Nagano:
Depois da fundação do templo Zenko-ji, no século VII, a cidade de Nagano passou a ser construída ao seu entorno. Veja como o Zenko-ji é importante para Nagano e para história do budismo no Japão.
Nome do templo:
O nome do templo "Zenko" significa literalmente "templo de Yoshimitsu", que é o nome do fundador, e é lido como "Zenko-ji" pelos kanjis chineses.
Templo independente:
O Zenko-ji foi fundado antes do budismo do Japão se dividir em várias seitas. Atualmente, o templo pertence às escolas de Budismo Tendai e Jodo. É um lugar considerado inclusivo, pois deseja boas-vindas a todas as pessoas, independentemente de status, gênero ou credo.
Cerimônia "Gokaicho":
Eu disse que a imagem "Sangoku Denrai", a tríade de Amithaba, não poderia ser vista, certo? Porém, há uma réplica que é mostrada a cada sete anos em um evento chamado Gokaicho. A próxima cerimônia será em 2022.
Serviços Pagos, Experiências Inesquecíveis

1. "Oasaji", ou serviço da manhã:
São rituais matinais que ocorrem 365 dias por ano! Monges de duas seitas, Tendai (nos primeiros 30 minutos) e Jodo (nos segundos 30 minutos), leem escrituras no altar do principal prédio do templo, o Hondo.
Minha experiência:
Eu participei do Osaji em março de 2020 e criei uma memória inesquecível. Fiquei por uma hora ajoelhada e com muito frio, sem sentir o tempo passar. Na segunda parte do ritual, uma monja entoou um mantra de Amitabha - Namu Amida Butsu. A voz dela era tão linda que eu me arrepiava e me integrava à energia da oração. Eu me senti conectada a todos que estavam ali e transcendi o meu corpo físico. Foi uma experiência espiritual.
Horário:
Apesar do evento ocorrer todos os dias, o horário muda a cada estação. Então, é necessário consultar o site antes de participar do Osaji. *Site.

2. "O-Kaidan", Caminhada na Escuridão:
Também no prédio Hondo, há um túnel em breu debaixo do altar, completamente escuro, onde é possível procurar e tocar na "Chave da Terra Pura", ou "Chave do Paraíso". No templo, me falaram que quem acha a escultura e toca nela garante salvação eterna.
Minha experiência:
Eu caminhei pelo túnel e a experiência foi muito legal! Dá medo, pois é realmente escuro. No breu da cripta é necessário andar com a mão direita na parede, para não se perder, e evitar pânico. Eu achei a "Chave do Paraíso"! No momento em que toquei na escultura fiz uma pequena meditação. Imaginei a minha família em momentos felizes e senti uma energia positiva poderosa.
3. Meditação "Shakyo":
Excelente para quem quer trabalhar ansiedade. A meditação ocorre enquanto faz-se manualmente duas cópias de um sutra com uma caneta especial. Eu fiquei calminha, calminha depois do "shakyo".
4. Oração "Goma", ou Cerimônia do Fogo:
A oração medita sobre a importância da abdicação dos desejos mundanos para que a verdadeira natureza da existência seja revelada. Durante o ritual, paus de madeira são queimados em chamas sagradas como um gesto purificador. Na oração, um talismã budista é abençoado por um sacerdote e entregue ao participantes. Eu tenho o meu pequeno "charm" guardado na minha carteira. Eba!
Dicas Especiais

#1 As brochuras do Zenko-ji são muito ricas de informações e possuem o mapa do complexo do templo. Vale muito a pena pegá-las para não se perder por lá e perder o horário dos serviços.
#2 Consultar no site do Zenko-ji para ver quais serviços estão disponíveis e ver se há disponibilidade de visita guiada. *Site
#3 Se hospedar pertinho do templo, pois o bairro Zenkoji é muito lindo. Eu fiquei num ryokan incrível chamado Matsuya, que fica DENTRO do complexo do templo Zenko-ji (#uau). Eu me emocionei lá. A energia é muito forte.
#4 Reservar uma manhã para ir ao templo e almoçar no restaurante Monzen Soba Momotose. Lá tem sobas e tempuras caprichados. (hummm... saudades).
Como Chegar
Trace sua rota pelo Google Maps.
Ou veja as todas as dicas do site do Templo Zenko-ji aqui.
Sinta a energia do Zenko-ji
Assista ao mini-doc.
Vale muito a pena ir a Nagano e vivenciar o templo Zenko-ji. Vai por mim!
Comments