top of page

Roteiro: Tóquio Imperial

  • Foto do escritor: Anna Paula Maranhão
    Anna Paula Maranhão
  • 25 de abr. de 2019
  • 4 min de leitura

Atualizado: 10 de out. de 2024

Com vocês, a sua majestade: o Castelo Imperial! Neste roteiro do especial Viva o Japão em Qualquer Estação sugiro um passeio pela Estação de Tóquio, pelo Palácio Imperial, contemplar o fosso Chidorigafuchi e ir ao templo Yasukuni. Vamos conferir!


ree

Amigos e amigas do "uau", este roteiro é majestoso, imponente, forte de história e de energia. A gigante Estação de Tóquio, o Castelo Imperial, Chidorigafuchi e templo de Yasukuni, nos conduzem em um passeio com grandes chances de ser inesquecível. Vamos nessa?


Manhã > Estação de Tóquio > Castelo Imperial > Almoço > Chidorigafuchi > Templo Yasukuni.


#dicas: para se deslocar no Japão utilize o Google Maps, pois é o melhor GPS! O aplicativo sugere os trens, ônibus, horários, plataformas... é bem completo! Também, utilize o sistema de transporte público sem medo, pois é extremamente confiável, pontual e inteligente, além de oferecer diversas opções de deslocamento.


Estação de Tóquio

Localizada no bairro de Chiyoda, a Estação de Tóquio é o terminal ferroviário com o maior número de plataformas no Japão. Alem disso, tem uma infinidade de lojas incríveis. Por isso, vale a pena passear por lá. O aka-renga (prédio vermelho), que é o seu edifício principal, é propriedade cultural da capital. Veja:

ree
Estação de Tóquio. Aka-renga, propriedade cultural da capital. Foto de Anna Paula Maranhão.

A Estação de Tóquio parece um labirinto, então é preciso ficar atento às placas e sinais para não se perder. O terminal tem inúmeras lojas chiquérrimas, restaurantes de várias etnias, salões de beleza, mercados e outros tipos de shoppings. Inclusive, a Tokyo Banana, a famosíssima loja de doces e bolachas, onde as pessoas ficam em enormes filas de no mínimo 30 minutos para comprar o seu quitute. Uau!


#dica: sugiro que fique na estação por uma hora, entre às 9h e às 10h da manhã. Mais cedo, você pode enfrentar o maior rush de pessoas do mundo. : O


Palácio Imperial

Bem perto da Estação de Tóquio está o Palácio Imperial. Então, você pode caminhar de um ponto a outro e contemplar o bairro de Chiyoda, que é muito lindo.


O palácio é a residência da família imperial do Japão. Ele está localizado no antigo local do Castelo de Edo e é como um parque enorme cercado por jardins lindos, fossos e paredes de pedra. O complexo contém edifícios, incluindo o palácio principal (宮殿 Kyūden), as residências privadas da Família Imperial, um arquivo, museus e escritórios administrativos.



Você pode simplesmente passear pelos jardins do palácio ou fazer uma visita guiada em outros terrenos, embora não seja possível visitar a residência imperial. Os passeios guiados levam cerca de 75 minutos, são realizados em inglês e japonês, diariamente entre às 10:00 e 13:30, exceto aos domingos e segundas-feiras.


#dica: se for à visita guiada sugiro que faça um agendamento antecipado pela Agência da Casa Imperial. Veja que as datas são bem disputadas. Os agendamentos também são possíveis no Portão Kikyomon, embora dessa forma, o período de espera seja maior e você pode perder muito tempo do seu dia de passeio.


#atenção: leve o seu passaporte, pois ele é cobrado como documento, em caso de participação no tour.


Depois de andar e andar pelo palácio pare para almoçar ali mesmo na região.


Chidorigafuchi

Gratuito para passear, mas tem canoas e pedalinhos para alugar a partir de ¥ 500


O Chidorigafuchi é o fosso ao longo do Palácio Imperial. A estrutura das paredes se assemelha a tarambolas, chamadas chidori em japonês. É um lugar incrivelmente LINDO! Na primavera, forma um túnel de 700 metros cheio de cerejeiras. Lá, é um excelente local para relaxar, contemplar a paisagem e andar de barquinho (consulte datas de disponibilidade). A energia do Chidorigafuchi relaxa qualquer pessoa.




Templo Yasukuni


“Asseguro, a todos vocês que lutaram e morreram por seu país, que seus nomes viverão para sempre neste santuário em Musashino”. Imperador Meiji, em 27 de janeiro de 1874.

O templo Yasukuni completa 150 anos 2019. É lugar carregado de história e homenagens às conquistas daqueles que dedicaram suas vidas preciosas ao Japão em conflitos e guerras. O nome “Yasukuni”, concedido pelo imperador Meiji, significa preservar a paz para toda a nação.

Atualmente, mais de 2.466.000 nomes de pessoas estão consagrados no templo, cujo as almas fizeram o sacrifício da morte por sua nação desde 1853, durante crises nacionais como a Guerra Boshin, a Guerra do Seinan, as guerras sino-japonesas e russo-japonesas, a Primeira Guerra Mundial, o Incidente Manchu , o Incidente na China e a Grande Guerra da Ásia Oriental (Segunda Guerra Mundial).


ree
Árvore de amostra. Foto de Anna Paula Maranhão.

Além dessa carga de energia intensa, oriunda da consagração do sacrifício humano, há um outro detalhe especial no local. Lá, há uma "hyoujun-ki", que é um das árvore de amostra que define a temporada oficial de hanami matsuri (festival de contemplação das flores de cerejeiras) em Tóquio e regiões próximas. Quando esta árvore floresce cinco flores de cerejeira, a Agência Meteorológica do Japão confirma oficialmente o início da temporada de hanami. Então, ela é uma amostra de quando será o glorioso período de plena floração.


No templo, também há uma feirinha de comidas deliciosas com espetinhos, milho verde e doces típicos japoneses. Você pode fazer um lanchinho por lá no final da tarde.


#atenção: o templo fecha às 18h.


Por aqui ficamos, meus amigos e amigas! Espero que tenham suspirado com este roteiro. Até o próximo!


Confira também os roteiros Tóquio Luxuosa e Tóquio com Muita Energia.

E nos siga no insta do "UaU": https://www.instagram.com/uauaurorablog/



Comentários


Uau Aurora. 

Blog sur le Japon et portfolio d’Anna Paula de Albuquerque Maranhão.

bottom of page