Roteiro: Tóquio com Muita Energia
- Anna Paula Maranhão
- 25 de abr. de 2019
- 4 min de leitura
Atualizado: 10 de out. de 2024
Uau! Este roteiro do especial Viva o Japão em Qualquer Estação promete sacudir a sua energia. Começamos de mansinho com o santuário Meiji Jingu, depois agitamos na rua Takeshita, no cruzamento de Shibuya e na estátua do Akita Hachiko. Vamos conferir?

Tóquio é uma cidade incrível, com uma pulsação acelerada! Cada bairro demonstra uma identidade diferente, uma vibração, e te contamina com algum tipo de energia. Por exemplo, você pode transitar por um lugar calmo como um templo, ou dar alguns passos para tomar um café numa rua por onde passam três milhões de pessoas por dia. Tóquio se transforma, ora transmite paz, ora agita. Se você seguir os roteiros que estou propondo no especial Viva o Japão em Qualquer Estação, no final do terceiro dia você vai entender o que quero dizer. : P
Vamos passear? Roteiro:
Manhã > Santuário Meiji Jingu > Rua Takeshita (Almoço) > Cruzamento de Shibuya > Hachiko
#dicas: para se deslocar no Japão utilize o Google Maps, pois é o melhor GPS! O aplicativo sugere trens, ônibus, horários, plataformas... é bem completo! Também, utilize o sistema de transporte público sem medo, pois é extremamente confiável, pontual e inteligente, além de oferecer diversas opções de deslocamento. Ah! Utilize o seu tênis mais confortável para poder caminhar muitooo...
Santuário Meiji Jingu
Gratuito
O Meiji é um templo considerado recente, ele foi fundado em 1920. É o lugar mais cheio do Japão na virada do ano quando se faz a hatsumode - a primeira oração do primeiro dia do ano. O templo foi dedicado ao imperador Meiji e sua esposa Shoken. Lá, tem uma exposição de barris de saque e vinhos, que eram oferecidos ao imperador e à imperatriz, poemas, e uma floresta com árvores que foram coletadas por todo o Japão. É lindo e e cheio de paz! Confira a galeria:
Aproveite a sua manhã para explorar toda a área do Meiji.
Rua Takeshita
Gratuito
Em Tóquio, o lúdico tem vários endereços e um deles é a rua Takeshita, em Harajuku. Lá, tem cafés, onde você pode brincar com cachorros da raça shiba ou conversar com corujas e, também, é normal ver cosplay, lojas de fantasias e de várias itens que os japoneses adoram.
Se você topar comer um lanche na hora do almoço, na Takeshita tem muitas opções de quitutes gostos. É o lugar ideal para você comer uma sobremesa, pois os doces são inacreditáveis! Eu experimentei o famoso algodão doce da cor do arco-íris e crepes. Adorei! A rua é um lugar caótico, mas muito mágico e divertido.
Vamos fazer uma caminhada até o cruzamento de Shibuya? Utilize o Google Maps para ir até lá. É uma pernada que vale à pena, pois as ruas e as fachadas dos prédios são fascinantes e contemporâneas. É como sentir Tóquio fluir pelas veias!
Cruzamento de Shibuya
Gratuito
Imagine um cruzamento de cinco ruas, onde oito semáforos de pedestre abrem simultaneamente a cada três minutos e uma multidão atravessa todas as ruas ao mesmo tempo. Imaginou? Esta descrição é de Shibuya Crossing, um cruzamento em Tóquio que recebe 3 milhões de pessoas por dia e é a maior travessia de pedestres do mundo. Uau, que vibração! Ir até lá e atravessar as ruas diversas vezes não é uma atividade boba não, é divertidíssimo. Shibuya Crossing é uma experiência maluca, surpreendente e "toquiana" (criei esta palavra).
#dica: quando o sinal ficar verde é essencial caminhar para não ser atropelado (a), pois há muita gente aglomerada e andando no mesmo ritmo. Apesar disso, não há alvoroço, falta de educação e confusão. É um mistério.

#dica: se você gosta de filmar ou tirar fotos, quando for ao cruzamento de Shibuya vá ao Starbucks que fica dentro da livraria Tsutaya (confira na foto). Lá tem uma vista incrível!
Estátua do Memorial do Hachiko
Gratuito
Para refletir sobre lealdade canina, e sentir a energia forte de um símbolo que representa uma história verídica japonesa, indico a visita ao memorial do Hachiko, o cão Akita protagonista de uma história de devoção que rendeu até roteiro de filme de Hollywood - Sempre ao Seu Lado.
O cão era o melhor amigo do seu dono Hidesaburo Ueno, o qual foi professor da Universidade Imperial de Tóquio. Todos os dias, quando Ueno voltava para casa, após lecionar suas aulas, adivinhe quem estava o esperava na Estação de Shibuya? Sim! O cão Akita. No dia 21 de maio de 1925, Ueno morreu de hemorragia cerebral durante o trabalho. A partir desta data, todos os dias e durante nove anos, o Hachiko continuou a esperar por Ueno na Estação de Shibuya. Porém, o professor nunca mais retornara. : / (#muitotriste).
Antes de visitar a estátua do Hachiko vale a pena assistir ao filme Sempre ao Seu Lado.
Yes! Espero que gostem de curtir Tóquio com Muita Energia. Até o próximo roteiro!
Confira também o roteiro Tóquio Luxuosa, um passeio pelo bairro Ginza.
E nos siga no insta do "UaU": https://www.instagram.com/uauaurorablog/
#tóquio #meijishrine #santuário #meiji #harajuku #takeshita #takeshitastreet #shibuya #shibuyacrossing #cruzamentodeshibuya #hachiko #akita #estaçãodeshibuya
Comentarios