Retratos do Japão em Tempos de Coronavírus
- Anna Paula Maranhão
- 18 de mai. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 10 de out. de 2024
O Japão é um país de alta densidade populacional, onde as ruas, os cafés e os trens estão sempre lotados. Durante o período de crescimento dos contágios do coronavírus flagrei alguns lugares vazios. Confira a galeria de fotos!

Quando o 2020 chegou, o Japão estava focado em seus eventos mais importantes: o mágico Festival da Primavera e os Jogos Olímpicos de 2020. Foi quando um acontecimento de dimensão planetária tomou conta e fez com que muitos planos perdessem relevância por razões humanas: a pandemia do Coronavírus.
Quando o número de casos de infectados pelo vírus começou a crescer, o país agiu com prudência e entrou em Estado de Emergência. Medidas como isolamento social, lojas e museus fechados e outras foram impostas com muita civilidade. Durante esse período flagrei momentos surpreendentes e melancólicos, cenários antônimos ao trivial Japão de densidade de 336.55 pessoas/km2. De ambientes lotados aos vazios ou fechados (e pequenos lares cheios e com pessoas vigilantes). Confira as fotos!
24/02/2020
TEMPLO SOTOSHU DAIHONZAN SOJIJI, EM YOKOHAMA
Localizado em Yokohama, o templo Sojiji é a principal escola de budismo Soto Zen no Japão. Quando eu passei por lá em fevereiro, todos os serviços estavam suspensos (visita guiada, a meditação Zazen). Dava para contar nos dedos as pessoas que estavam no templo naquele dia.
26/02/2020
CHINATOWN DE YOKOHAMA

A Chinatown de Yokohama é uma região que está sempre cheia. Foi triste vê-la vazia no dia 26 de fevereiro.
05/03/2020
HUKURIKU SHINKANSEN (DE YOKOHAMA À NAGANO)
Nem preciso contar que os shinkansens (os trens-bala) daqui estão sempre lotados.
05/03/2020
ESTAÇÃO DE NAGANO

Eu tirei esta foto na Estação de Nagado, que é o principal hub da cidade de Nagano, às 17h20, numa quinta-feira. Geralmente, o terminal de ônibus fica cheio no final da tarde.
BAR FECHADO PRÓXIMO À ESTAÇÃO DE NAGANO

06/03/2020
TREM EM NAGANO - YAMANOCHI MACHI
Flagra às 14h23.
07/03/2020
TEMPLO ZENKO-JI, EM NAGANO

O templo Zenko-ji é a principal atração turística da cidade de Nagano. Clique aqui e entenda por quê.
08/03/2020
PEQUENA CIDADE DE NARAI
Narai-Juku foi uma cidade rica no período Edo. Hoje é um vilarejo muito visitado por turistas. Este flagra foi bem melancólico. Me senti no Japão antigo, nos tempos da Era dos Samurais, num momento de tristeza. Assista ao Mini Doc sobre Narai.
14/03/2020
TREM RUMO À KAMAKURA (ENOSHIMA LINE)

Flagra às 15h52.
15/03/2020
PRAIA DE KAMAKURA

Tirei esta foto às 11h18.
TEMPLO HASEDERA, EM KAMAKURA
Assita ao Mini Doc do Templo Hasedera.
25/03/2020
YAMASHITA PARK, EM YOKOHAMA

Flagra às 16h55.
02/04/2020 (COM O FESTIVAL DA PRIMAVERA SUSPENSO)
RIO MEGURO, EM TÓQUIO
Todos os anos o rio Meguro é decorado com lanternas cor de rosa em todo seu entorno. Fica lindo! Neste ano foi diferente. Com o Festival da Primavera cancelado não teve decoração. O cenário estava muito triste, mas as flores de cerejeiras cheias de vida passaram-me a mensagem de que a vida continua. Assista ao vídeo com a decoração do ano passado.
29/04/2020 (ESTADO DE EMERGÊNCIA)
RUA KOMACHI, EM KAMAKURA
Estas fotos foram tiradas às 18h. Veja a quantidade de lojas fechadas.
TEMPLOS E SANTUÁRIOS DE KAMAKURA
04/05/2020 (ESTADO DE EMERGÊNCIA)
AKARENGA, EM YOKOHAMA

Quem mora em Yokohama sabe, o Akarenga sempre está cheio. É uma das construções mais lindas da cidade. Eu adoro passear lá nos domingos e ver muita gente passeando.
O Armazém de Tijolos Vermelhos é um edifício histórico, um shopping e local para eventos públicos. Está sempre rolando algo diferente e criativo por lá. Foi triste vê-lo solitário.
Sem violência e com planos que se adaptam aos fatos o Japão segue vigilante. O fato destes locais estarem vazios nos dias críticos denotou o esforço dos japoneses. Talvez por isso a pior onda de contágios já esteja descendente. Porém, especialistas advertem que a população precisa estar preparada para possíveis segunda e terceira ondas de infecções.
Dados do site World Meters, até 17/05/2020.

Comments