Hyoujun-ki: por que essas árvores são tão importantes para o Japão?
- Anna Paula Maranhão
- 4 de abr. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 10 de out. de 2024
No Japão, as datas do hanami matsuri são definidas com a ajuda de 59 árvores de amostra. Como? Com um processo exemplar envolvendo a natureza e meteorologistas. Vamos bater um papo sobre isso!
Quem declara as datas oficiais dos festivais de hanami matsuri, que são os períodos de contemplação das flores de sakura (flores de cerejeiras) por todo o Japão, é a Agência de Meteorologia. Com muita responsabilidade, observação e sabedoria, o órgão utiliza um processo peculiar e infalível para definir as temporadas. Eles monitoram 59 árvores de amostra, que são chamadas de hyoujun-ki, e que cobrem as 47 prefeituras do país. As árvores, geralmente, são da espécie Somei Yoshino e ficam localizadas em posição ideal, sem muita luz ou sombra. Quando nascem cinco flores em cada árvore de amostra é hora de determinar o plano do festival e declarar aberta a temporada mais aguardada do ano no Japão. Oba!
Exemplo: calendário do hanami matsuri 2019.

No início de 2019, em Okinawa, o clima estava um pouco mais úmido e, então, as árvores da espécie Zanhi Zakura desabrocharam no final de janeiro. Já as mais populares, as de cor rosa pálido das árvores Somei Yoshino, nasceram na terceira parte de março. A árvore Somei Yoshino de Nagasaki foi a primeira a ter as cinco sakuras necessárias para abrir o festival. O fenômeno aconteceu no dia 20 de março, quatro dias mais cedo do que a média de dias dos anos anteriores. Em 41 anos, foi a primeira vez que Nagasaki teve o primeiro florescimento oficial.

No dia 21 de março, um pouco depois das 10h da manhã, foi a vez de Tóquio abrir a sua temporada. A árvore Somei Yoshino, de amostra da região, gerou cinco flores! Essa árvore está bem posicionada, com pouca luz e sombra na medida certa, dentro do templo Yasukuni. No início de abril, eu fui até lá para conhecer a especial Somei Yoshino. Durante a visita, uma amiga me contou que no dia anterior ao aguardado 21 de março, a árvore estava com quatro flores abertas e que havia uma multidão de repórteres e mídias aguardando pelo nascimento da quinta flor. :/ Ao ouvir essa história eu fiquei imaginando a natureza dizendo “calma, pessoal! Respira... amanhã, mais ou menos às 10h da manhã, vai nascer mais uma florzinha”. Realmente, tudo tem o seu tempo.
Com certeza, o hanami matsuri é uma das épocas mais importantes do ano no Japão. É maravilhoso desfrutar da organização do festival e, agora, saber que as datas são definidas com base numa sábia conversa entre a natureza a os meteorologistas. Também, é legal pensar que a mídia é importantíssima nesse processo, pois os japoneses e os turistas aguardam prontamente as datas oficiais que são publicadas.
Toda essa organização também movimenta a economia. Além dos serviços especiais ofertados durante o hanami, como por exemplo, aluguel de barco nos lagos onde há muitas árvores floridas, existem muitos produtos de sakura, como os abaixo: mel e saque.
Para terminar, indico seis lugares esplêndidos para contemplar as sakuras:
Em Tóquio:
1. Ver a árvore de amostra de Tóquio (claro!): fica no Yasukuni-Jinja.
2. Chidori-ga-fuchi. Lá, é possível alugar barquinhos ver as sakuras bem de perto, de dentro do lago. Foi um dos lugares que eu mais amei visitar!

3. Shinjuku Gyoen. Nesse parque tem arvores enormes. Fiquei encantadíssima!

4. Nakameguro: um lugar incrível e com restaurantes maravilhosos nas margens do córrego.

Em Yokohama:
5. Sankeien Garden. Um jardim lindo de dia e de noite.

6. Minato Mirai. Passear por toda a região é incrível.

Se você está fora do Japão e quer conhecer o país mais lindo deste mundo, eu te dou uma dica valiosa: venha na primavera para apreciar o hanami matsuri. Você terá uma experiência inesquecível e será muito bem-recebido pelos japoneses, que preparam o festival com sabedoria e organização impecável.
Comments