top of page

TeamLab Planets. Tire seus sapatos e entregue os seus sentidos

  • Foto do escritor: Anna Paula Maranhão
    Anna Paula Maranhão
  • 9 de set. de 2018
  • 3 min de leitura

Atualizado: 10 de out. de 2024

Em Tóquio, uma exposição de arte digital provoca imersão em uma atmosfera de sensações e reflexões sobre o mundo atual.


TeamLab, ​Waterfall of Light Particles at the Top of an Incline​, 2018, Digital Installation ©teamLab. TeamLab is represented by Pace Gallery
TeamLab, ​Waterfall of Light Particles at the Top of an Incline​, 2018, Digital Installation ©teamLab. TeamLab is represented by Pace Gallery

Imagine que você está num corredor quase sem luz e seus pés estão submersos. Você caminha lentamente, escutando uma música suave e há o frescor de uma floresta. Com o tato, a visão e o olfato provocados, o TeamLab Planets Tokyo deseja boas-vindas na sua instalação. A exposição de arte digital é tão bem pensada que proporciona uma excelente experiência a partir do momento em que a publicidade atinge o público no centro do alvo, até o final da exibição em si, que, inclusive, deixa uma vontade de voltar. A organização e a proposta artística são surpreendentes! Então, decidi estrear o nosso blog com as minhas impressões sobre essa gigante obra com tecnologia, que cravou na minha memória da melhor forma. Uau! Que frio na barriga, Aurora! Bora entrar no clima? Assista ao vídeo oficial:


VAMOS À MINHA EXPERIÊNCIA


Quando eu assisti esse vídeo pela primeira vez me deu coceira geral! Eu o compartilhei, marquei amigos e fiquei tagarelando para o meu marido até decidirmos a data da visita à exposição. Eu também achei lindo o site. Faz alusão ao clima sensorial e tecnológico, confira: TeamLab Planets Tokyo.


ANTES

O show de organização começa pelo trâmite de compra do e-ticket. É impecável! A bilheteria virtual permite agendar o horário da sessão, o que, além de garantir o ingresso megamente disputado, faz evitar grandes filas. A organização continua exemplar no local. Fomos muito bem recebidos pelos atendentes e a nossa visita iniciou pontualmente no horário que escolhemos pela web.


DURANTE

A exibição inicia com um vídeo muito cordial de orientações interessantes, tais como: "há água em alguns espaços, então, tirem seus sapatos, ergam suas calças e protejam os seus celulares; existem espelhos no chão, então, mulheres de vestido podem ter suas roupas íntimas refletidas". (Aurora, do céu! Eu estava de vestido). Como o evento é muito bem preparado, havia armários seguros à disposição para guardar os sapatos e pertences, bermudas de moletom limpinhas para emprestar para a mulherada (eu garanti a minha. Oba!) e um protetor de plástico para não molhar o celular, que podia ser pendurado no pescoço. Então - sem sapatos, eu com o meu short emprestado e meu marido com a calça dobrada até os joelhos - tornamo-nos imersos no grande espaço de arte.


No TeamLab Planets Tokyo, todas as instalações mexem com os sentidos. Há cheiros, músicas leves que ambientam, espelhos e projeções com temas da natureza que hipnotizam. Como andamos descalços sentimos as texturas do chão, por exemplo: há piso de couro, água, espelho gelado, tecidos mais ásperos e até pisos moles que afundam. Isso tudo, desencadeou em nós uma mistura de sensações intensas e certa euforia. Ficamos entregues aos estímulos o tempo todo!


TeamLab, ​Soft Black Hole Your Body Becomesa Spacethat Influences Another Body​,2016 ©teamLab. TeamLab is represented by PaceGallery
TeamLab, ​Soft Black Hole Your Body Becomesa Spacethat Influences Another Body​,2016 ©teamLab. TeamLab is represented by PaceGallery

Faz parte da proposta artística do TeamLab Planets explorar a conexão atual entre seres humanos, a natureza e a tecnologia, de forma intrínseca, colaborativa e sem volta. O que vimos na exibição foi a expressão máxima desse novo mundo. A mostra também chama a atenção para outro conceito: os visitantes são elementos atuantes na proposta artística por interagirem com a obra, inclusive, via celulares. A participação do público interfere nas instalações. Nós, por exemplo, brincamos com as carpas que estavam sendo projetadas na água por luzes, com o reflexo infinito dos espelhos, jogamos bola e afundamos no chão molenga. Fizemos muita arte!


O Planets faz parte de um projeto maior chamado TeamLab e todas as montagens foram desenvolvidas por um grupo "interdisciplinar de ultratecnologistas" com artistas, programadores, engenheiros, animadores em CG, matemáticos e arquitetos.


A foto dos espelhos é da instalação The Infinite Crystal Universe. Quando entrei nessa sala perdi o ar e soltei um enorme "uuaaaaauuuu, parece que estamos dentro da Internet" (olha a minha pira). Há um labirinto formado por incontáveis luzes de LED, que mudam de cor e intensidade, toca uma música de arrepiar e tem espelhos por todos os lados, os quais causam o efeito de um espaço infinito. A obra expressa o "universo através de pontos de luz acumulados que se espalham infinitamente em todas as direções", segundo o conceito original. Confira aqui.


DEPOIS

Boas experiências despertam emoções que ficam registradas no nosso belíssimo sistema límbico, no cérebro. No meu caso, a marca TeamLab Planets Tokyo penetrou e será inesquecível, porque me proporcionou uma experiência intensa e extremamente positiva. Eu realmente senti a natureza, mesmo ela sendo projetada por artifícios da tecnologia. Uma belíssima metáfora da vida atual e uma forma de arte muito verdadeira, em que me senti integrada!


5 Comments


leandroxiscatti
Nov 25, 2018

Impressionante! quero muito ir em algo assim!


Like

anna.maranhao
Sep 23, 2018

Amigos queridos! Muito obrigada pelos comentários. O apoio de vocês é importante para mim e faz carinho no meu coração. S2. Um abração bem apertado!

Anna Paula Maranhão!

Like

Anna Maria Braz Laynes vou
Sep 21, 2018

Narrativa super-realista friozinho na barriga e me arrepiei só de ler

Like

valeriafaustino
Sep 17, 2018

Que experiência incrível! A tecnologia é surpreendente a partir da infinita criatividade humana.

Like

marciabvirtuoso
Sep 15, 2018

Muito legal!! A tua narrativa e o pouco que vi dá uma enorme vontade de viver esta aventura virtual!! Sensacional!!

Like

Uau Aurora. 

Blog sur le Japon et portfolio d’Anna Paula de Albuquerque Maranhão.

bottom of page