top of page

Comidas Típicas de Miyajima

  • Foto do escritor: Anna Paula Maranhão
    Anna Paula Maranhão
  • 7 de set. de 2020
  • 4 min de leitura

Atualizado: 10 de out. de 2024

Experimentar os sabores de uma região é parte importante de uma experiência turística e cultural. Conheça as duas principais comidas típicas de Miyajima, a ilha sagrada de Hiroshima, no Japão.



Memórias sensoriais

Yummy! Yummy! Eu amo viajar e experimentar comidas regionais. Ao comermos um prato típico, uma experiência sensorial acontece e novos registros são criados em nossas memórias, principalmente nas olfativas e gustativas. Anos podem passar e todas as vezes que sentirmos cheiros, ou reconhecermos algum tempero especifico, lembraremos de um lugar que já fomos. Isso é mágico!


Além de uma experiência sensorial, uma vivência cultural

Comer um prato típico faz a gente compreender a cultura de uma região. Por exemplo, neste texto trago os sabores de Miyajima, a ilha sagrada de Hiroshima. Os destaques são: o doce momiji, que é um manju e tem uma história conectada ao turismo da região, e as famosíssimas ostras abundantes dos mares sagrados de Hiroshima. Uau!


Bora falar de comida?



Momiji Manju



O doce queridinho da ilha é um bolinho, que quando você come tomando um cafezinho, ou um chazinho, a sua alma se enche de alegria. É o momiji manju.


O momiji é um tipo de manju, só que especial da ilha. O manju é um bolinho cozido no vapor, ou assado, com recheio de pasta de feijão. Porém, o manju de Miyajima tem o formato de folha de momiji, que é a folha de maple ou bordo.


Os ingredientes do bolinho são: ovos, algum tipo de açúcar, trigo de sarraceno, farinha e mel. O bolinho é esponjoso, tipo castelã ou pão de ló. Os recheios são, geralmente, de geleia doce de feijão azuki. Hoje em dia existem muitos tipos de recheio, incluindo geleia de feijão koshian, geleia de feijão tsubuan, geleia de feijão branco, chá verde, castanha, queijo, chocolate e creme. Existem, também, receitas diferentes, como o momiji cru e o frito.


Eu experimentei os sabores creme, chocolate e queijo. Achei o de chocolate o melhor.

O meu estava muito fofinho. A d o r e i!


História do momiji manju


No Período Meiji (1868-1912), Miyajima já era uma região turística. No final dessa era, empresários de um ryokan (pousada típica japonesa) encomendaram um doce especial para servir aos seus hospedes de um famoso confeiteiro de wagashi, chamado Takatsu Tsunesuke. Eles gostariam que o doce representasse a pousada e que levasse o nome de Momiji-dani, que era a região onde o ryokan estava localizado, um lindo vale de árvores de maple na ilha. Então, o Takatsu-san criou o souvenir como ele é hoje, delicioso, flufy e com o formato da folha de maple.


Hoje existem máquinas de produção de alta escala do momiji manju. É possível ver as máquinas funcionando em lojas na rua Omotesando, no período da manhã.

Ostras "dos deuses"


A segunda comida típica de Miyajima é, na verdade, uma iguaria. Na minha opinião, é a protagonista da ilha por que é uma delícia e tem em abundância no mar da região: ostra!


As ostras de Miyajima são carnudas, macias, suculentas e o principal, são frescas, pois são produzidas na própria ilha. A região de Hiroshima é a maior produtora de ostras do Japão. As águas ao redor da ilhota têm muitas fazendas de ostras, e as ostras produzidas lá são conhecidas por seu tamanho acima da média. #uau


Existem ostras em quase todos os restaurantes da ínsula e é possível tropeçar churrasqueiras nas ruas.


Pratos com ostras que eu provei


Ostras feitas na grelha, o churrasco de ostra, que leva apenas manteiga e sal. Esta é a mais típica e a versão de tempero mais simples, então, o gosto da ostra fica bem proeminente. O sabor é levemente defumado (hmmm...).



Ostras gratinadas com queijo.



No restaurante Mame Tanuki eu provei um espetinho de ostras com molho de soja e ostras temperadas com óleo de manjericão e limão (a melhor de todas) . O sabor era muito refrescante. Achei o sabor perfeito para o verão.



Você acha que acabou? Não

Provei uma pasta com molho de ragu de carne e... ? Ostras. DELICIOSO.



Informações úteis


1. Se você ama ostras vale ir para Miyajima no mês de fevereiro, pois há um grande festival das iguarias.


2. Dizem que as ostras ficam mais deliciosas quando o clima começa esfriar, então a partir de outubro é outra época boa para experimentar as ostras de Miyajima.


3. Quando você estiver indo para Miyajima, na balsa fique do lado direito e procure os leitos de ostras no oceano. São inúmeros.


Outras comidas famosas, porém que eu não experimentei


1. Hiroshima Beef Steamed Bun: pão com recheio de bife.


2. Miyajima De Gansu, uma especialidade de Hiroshima: são peixes picados e fritos com cebola.


3. Miyajima Jake, pão-de-ló é frito. Pode ser doce ou salgado.

Não típicos, porém deliciosos


Arroz servido com chá japonês, carne de Hiroshima e picles japoneses.

Restaurante Mame Tanuki

Sorvetinho de café, que estava delicioso! Hmmmmm




Deu fome?

Quando programar a sua viagem para o Japão inclua Miyajima no roteiro e experimente os sabores "dos deuses" da ilha de Hiroshima.

Comments


Uau Aurora. 

Blog sur le Japon et portfolio d’Anna Paula de Albuquerque Maranhão.

bottom of page